13 de outubro de 2007

Segunda Diária - parte 2

Enfatizando o que disse o montador do filme, Élvio, o Entusiasta, também conhecido como Élvio, o Arauto da Desgraçada Sinfonia (já que eu tenho uma timidez letal), vou escrever as minhas impressões sobre as filmagens de ontem:

Cheguei lá na Famecos às 13h. A equipe foi chegando aos poucos. Os responsáveis professores resolveram aparecer bem depois do combinado, mas, como a produção já contava com esse atraso, não atrasou o cronograma do dia.

A caminho da primeira locação, Av. Ipiranga esquina com a Santana, alguém - não citarei nomes - resolveu que tentaria minar o grupo, para que não conseguíssemos realizar nosso trabalho. Essa pessoa resolveu que mudaria os cargos ao seu bel prazer, ignorando o fato de que já estávamos organizados. Óbvio que, na hora, aquiescemos, mas na prática ficou como queríamos. Quando chegamos à locação, essa mesma pessoa tentou criar problemas e disse-me que não daria pra fazer o plano que eu queria, só que, foi só ligar a câmera que ele/ela disse pra filmar aquilo que eu queria, como se a idéia fosse dele/dela! Bom, ali deu pra fazer um ou dois planos bastante interessantes.

Findada a gravação dos planos dali, já arrumamos a van e a câmera pro travelling... E nos fomos. Só tenho a dizer que não ficou como eu tinha imaginado, ficou melhor. E devo comentar que o diretor de fotografia foi magnânimo, pois conseguiu captar aquilo que eu vizualizei. Ele conseguiu pegar aqueles planos que surgem na hora, o feeling, como disse o Zé Lopes, orientador de foto. A propósito, a chuva, antes considerada um entrave à filmagem, proporcionou-nos planos belíssimos; o filme beneficiar-se-á da bendita água que caiu do firmamento na tarde de ontem.

Detalhe: o travelling "custou-nos" uma fita inteira.

Depois disso, conseguimos planos extras suficientemente opressores e fomos pro apartamento da amiga da Natália. Lá fizeram-se mais planos angustiantes e igualmente opressores. Talvez aqui a chuva tenha prejudicado, pois, na rua, havia menos movimento do que o que eu desejava. Mas nada que derrubasse o meu ânimo.

Logo após, fizemos planos de estátuas (sendo que uma não estava prevista) e um plano de uma rua (ficou muito lindo). E nos fomos. A princípio a gente ia pra Farrapos filmar engarrafamento, mas a caminho, entramos num... E, portanto, tornou-se desnecessária a locomoção à zona norte da cidade. Filmamos o engarrafamento todo do centro à universidade. Guilherme, boníssimo cinematógrafo, fez uns planos psicodélicos muito interessantes; provavelmente serão utilizados.

Chegamos antes do horário determinado. Todavia, ninguém podia nos atender, e a van ficou ligada à toa na frente da garagem. Depois de quase 20 ou 30 min, descarregamos a van. E a empurramos também, para ajudar o Bira, o melhor motorista, mas debalde.

Resumindo: planos incríveis, equipe unida e empurrãozinho na van... se isso não é perfeição, mostrem-me o que ela é!

3 comentários:

tio_do_buteco disse...

Nem vou elogiar mais a nossa equipe. Só agradeço a cooperação de todos. E agradecemos também a amiga da Nati. Ao Zé Lopes que é muito gente fina. E ao Bira, o melhor motora ever.

prux, f. r. disse...

É formidável poder acompanhar a produção dos colegas virtualmente!
Acho que temos menos segredos de pré-produção, embora isso não elimine uma enorme curiosidade em ver o trabalho final!

PARABÉNS, gurizada!

prux, f. r. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.