26 de outubro de 2007

Terceira Diária - parte 1

Considerações sobre nossa terceira diária de filmagem.
Bom, creio que ainda vai faltar mais uma diária, que teremos que fazer por fora pegando alguma câmera por sorte. Fato é que ainda temos 2 fitas a usar e muito material a gravar.

Na diária de ontem, dia 25 de outubro, fizemos algo completamente inovador acredito eu. Dividimos a equipe ao meio. Com a van, saiu, por Porto Alegre, uma parte da equipe para gravar imagens. No campus permaneceu outra parte da equipe para gravar apenas áudio de entrevistas.

A equipe de áudio:
- Isadora (técnica de som)
- Élvio (assistente de som, entrevistador e montador)
- Natália (assistente de produção, making of e still digital)

A equipe de imagem:
- Bruno (diretor e diretor de fotografia)
- Alexandre (diretor de produção, fotografia adicional e making of)
- Daniel (assistente de direção, assistente de câmera e still analógico)
- Élvio (assistente de câmera, making of e still digital)

Calma, já explico como estive nas duas equipes.

Contando já com o atraso previsto dos professores, resolvi não chegar no horário da outra diária (13hr). Cheguei 13:50 aproximadamente e fui caminhar com o Diretor e uma amiga dele (Bruna). Estávamos tranqüilos, pois tínhamos muito tempo para poucos planos e, como ainda não podíamos retirar o equipamento (tendo em vista o atraso dos professores), fomos caminhar e conversar sobre a diária. Iniciamos o procedimento de retirada de equipamentos 14:15.

Retirei o equipamento de som, e o resto da equipe o de imagem. Sempre com a boa vontade do Lindomar e do Márcio que sempre têm se mostrado muito amigáveis e flexíveis quanto à retirada de equipamentos e devolução.

Embora tivéssemos retirado todos os equipamentos, não tínhamos Van para nos transportar. De quem seria a responsabilidade? Da van ou das pessoas responsáveis por nos conseguir a van (os professores)?

Independentemente de qualquer julgamento, o fato é que a van se atrasou. Nós não, pois já contávamos com atrasos gigantescos tendo em conta a consideração e pontualidade que nossos professores já haviam demonstrado na última diária. Saímos, ou melhor, saíram dentro do horário previsto o Bruno, o Daniel e o Alexandre. Foram se divertir pela cidade e filmar a tão aguardada "aglomeração dos pombos" (já citada no making of provisório) e mais estátuas e coisas do tipo.

Enquanto isso, no campus, Isadora, Natália e eu tivemos um breve curso intensivo de Fostex com o Carlos, que se mostrou muito prestativo nos ajudando a mexer no aparelho. Tão logo aprendemos, preparei-o com seus fios, fones e microfone para a técnica de som e saímos a caminhar pelo campus e entrevistar transeuntes dos mais diversos.

Eram 15:30 e não havíamos entrevistado ninguém, o que me fez apressar a Natália a conseguir pessoas para eu entrevistar. Embora eu tenha exigido muito dela nessa parte e tenhamos até discutido um pouco mais exaltados, ela se mostrou competente o suficiente para achar bons entrevistados.

No total entrevistamos 7 pessoas. Na minha opinião 2 foram sensacionais, 1 foi muito ruim, e as outras foram meia-boca. Mas isso veremos mais adiante na hora de montar o som. Terminadas as entrevistas, às 17h, a técnica de som saiu correndo, pois tinha algum compromisso importante, creio eu. A Natália permaneceu um tempo mas logo foi embora também. Coube a mim, então, tomar o cuidado para descarregar imediatamente o Fostex, de modo a não correr nenhum risco de perder o áudio gravado. Aproveitei o momento para dividir alguns clipes das fitas que já haviam sido importadas. O processo de montagem começa a tomar um rumo.

Por volta das 18:45 recebi uma ligação do Alexandre e do Bruno que solicitaram algumas informações sobre o tempo na internet e solicitaram que, se possível, eu fosse até a locação onde eles estavam. Fui imediatamente tomando a primeira condução que fosse até lá.

Munido de minha câmera fotográfica, cheguei ao local combinado por volta das 19:20 (sim, nesse horário deveríamos estar devolvendo os equipamentos na PUC, mas, como, por culpa dos professores, tivemos atrasos de, no total, mais de uma hora, resolvemos nos "atrasar" em prol do bom andamento do filme. A equipe estava alegre, feliz, descontraída, pois esse é o tipo de clima e ambiente que prezamos em nossos filmes. Contribuí para que esses sentimentos só aumentassem, enquanto Bruno filmava o pôr-do-sol com duas câmeras.

Em pouco mais de meia, hora bati um total de 150 fotos, mas somente 60 ficaram aproveitáveis. Algumas delas postarei em breve neste Blog.

Voltamos para a PUC e devolvemos os equipamentos restantes por volta das 20:10. Mais uma vez o Lindomar se mostrou muito prestativo para nos ajudar.

E essa foi mais uma diária sensacional, totalmente excelente. E só pra esclarecer alguma dúvida que tenha surgido, o Guilherme, que é o Diretor de Fotografia, não pôde ir filmar por motivos de força maior: ele ficou com uma forte gripe nos últimos dois dias e embora insistisse em comparecer para filmar, não foi por recomendação do Diretor.

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