19 de setembro de 2007

Fotografia

A pedido do diretor, as imagens do filme serão de bastante contraste (provavelmente de muitos jogos de claro e escuro). Segundo a idéia do diretor, a fotografia deverá fazer com Porto Alegre o que Blade Runner fez com a Los Angeles do futuro. Não tenho muita noção de como que eu vou fazer isso, estando aberto a sugestões.
Uma sugestão minha para a direção seria a utilização de, por meio da pós-produção, efeitos preto e branco com bastante ou pelo menos alguma granulação na imagem, principalmente nas filmagens dos prédios do centro.
Outra sugestão seria a de filmar diversos prédios do centro em contra-plongé, dando a idéia de que as pessoas são "oprimidas" pelas construções. Eis uma sugestão de seqüência para o diretor:
1. Plano das pessoas caminhando entre as ruas do centro, ângulo normal.
2. Plano da estátua daquele prédio que eu havia mencionado, contra-plongée.
3. Plano das pessoas caminhando, agora em um leve plongée, filmado de um local mais alto.
4. Plano da estátua de frente, filmado de algum prédio da frente, ângulo normal.
5. Plano das costas da estátua e ao fundo, as pessoas caminhando, contra-plongée.
Sei das dificuldades de todos esses planos: como conseguiríamos a permissão para filmar dentro desses prédios, o deslocamento de câmera, etc. Sei também que tudo isso poderia ser mostrado de outras maneiras e com bem menos ou bem mais planos. Não quero (e sei que mesmo querendo, não conseguiria) impor as minhas idéias, só quero dividir com vocês algumas possibilidades e de alguma forma influenciar novas idéias vindas de vocês.
Abraço.

Um comentário:

prux, f. r. disse...

Acaba de passar pela cabeça um desafio e é necessário que eu compartilhe com vocês (mesmo não sendo da equipe):
Muitas tomadas serão em lugares públicos, ok? É provável que vocês tenham imagens frontais de pessoas e isso vai exigir a assinatura de cessão de imagem (enfim, mesmo que a imagem das pessoas seja de costas, é aconselhável pegar a permissão)...
Esse detalhe pode ser crucial na hora de finalizar e matrizar o documentário - se não houver a coleta das assinaturas, vocês podem ser impedidos de exibir o doc!
É a parte mais chata no que diz respeito a filmar em locais públicos.

Lanço um palpite, que vocês podem rejeitar, óbvio: tomadas em plongée, com um ligeirinho ou algum carrinho. Como se fosse um indivíduo andando, cabisbaixo.

Deu, escrevi demais. Abraços,
pruX