13 de setembro de 2007

O início de uma nova jornada

É de conhecimento geral que nosso projeto inicial para o Laboratório de Realização II era um falso documentário com temática referente à ditadura.

Nossa idéia original foi, até certo ponto, vetada, e, em diversos outros, modificada via sugestões dos professores. Refletimos sobre isso e vimos que o projeto não era mais de nossa autoria. Numa difícil decisão, resolvemos abandonar (pelo menos em projetos da PUC) o falso documentário e pensar numa nova idéia.

Em discussões pouco convencionais falamos muita besteira. Milhares de idéias aparentemente imbecis foram ditas, formando assim uma imensa rede de bobageria que culminou num sentimento que acabou se tornando no atual projeto.

O palco é Porto Alegre. Angústia é o recorte.

Com pinceladas influenciadas pelas sinfonias metropolitanas, criou-se então a Sinfonia da Desgraça. Retratar as piores facetas de nossa metrópole. Eis o nosso objetivo.

3 comentários:

Bruno G. Guimarães disse...

Porto Alegre seria perfeita não fosse o fato de fazer parte do Brasil...

The Eldar disse...

concordo .o/

prux, f. r. disse...

Acho que eu era um não-integrante da equipe do teu 'falso-documentário' muito interessado na idéia. Dialoguei com muitos colegas que pareciam, como os professores da disciplina, não gostarem ou desaprovarem a idéia de "falso", embora eu tenha minha dúvidas sobre o "verdadeiro" em qualquer resultado final de um documentário!
Penso, agora que soube da mudança, sobre polêmicas levantadas sobre questões éticas e morais do antigo projeto: será mesmo que é tão delicado elaborar tal personagem e dela extrair os depoimentos reais? Será tão imoral coletar depoimentos e deles criar uma personagem?
Vou, na medida do possível, buscar na literatura fontes que esclareçam tais dúvidas. Fiquei até sentido com a rejeição e incompreensão dada ao falso-documentário - mas, acho bem-vindo o novo projeto!

Abraços e bom trabalho!

pruX