12 de outubro de 2007

Segunda Diária - parte 1

Breves considerações.

Deu absolutamente tudo certo. Após um breve atraso de meia hora na retirada de equipamentos graças aos professores responsáveis, saímos ainda dentro do horário previsto. Alguns problemas de comunicação atrasaram o primeiro plano da diária.

Após alguns contratempos e discussões (não entre os membros da equipe) partimos para o chamado "grande plano do filme".

O travelling do Centro ficou no mínimo genial. A câmera PD que é 3 CCD combinada com a lente grande angular criou uma imagem magnífica. Tivemos problemas é claro com marginais do Centro que insistiam em fechar as portas de trás da van, nos impedindo de filmar. Mas eu e o Guilherme conseguimos contornar a situação prejudicando pouco a imagem do filme. Também a chuva que não cooperava insistindo em molhar a câmera, mas graças ao Bira, o motorista mais gente fina do mundo que havia levado um guarda chuva pudemos salvar a câmera de algumas gotas d'água.

O diretor de fotografia estava numa tarde inspirada, a começar pela brilhante idéia de transpassar os cintos de segurança por trás dos bancos, nos dando assim um suporte para poder segurar a câmera sem se preocupar com freadas bruscas. Em seguida proporcionou alguns enquadramentos extras que provavelmente serão usados na montagem. Depende do diretor apenas. Diretor que tem um estilo quieto e objetivo, o que proporciona maior alegria e diversão para a equipe que é completamente competente.

Mais além tivemos de filmar alguns planos difíceis na chuva, que já havia engrossado. Ficaram muito bons.

Em seguida, partimos para a casa da amiga da Natália (assist. de produção e making off) onde iríamos filmar mais planos. Lá pudemos baixar a adrenalina, e, não sei porque, as coisas pareciam estar bem calmas estando longe da van. A van acho que nos oprimia. Opressão é um dos temas-chave do documentário.

A essa altura era apenas 18h e já havíamos concluído todos os planos planejados e feito muitos outros planos extras. Fomos então filmar mais planos extras. Alguma discussão acerca de o que e onde filmar.

No fim das contas acabamos indo filmar o engarrafamento. Mas acabamos parando dentro do engarramento. Então o motorista saiu do trajeto planejado para largar a professora orientadora onde ela ia pegar um ônibus ou táxi para ir embora, o que nos causou um leve atraso, mas que foi despercebido. Voltamos pra PUC em meio ao engarrafamento filmando tudo. Alguns planos psicodélicos.

Chegamos, enfim, 18h50min, 10 minutos antes do horário permitido, sendo assim a primeira equipe a cumprir o horário determinado. Porém, como não encontramos os professores responsáveis para podermos fazer a devolução dos equipamentos, demoramos mais uns 20 minutos até conseguirmos abrir as portas da garagem e devolver os praticáveis e três tabelas que nem chegaram a ser usados.

Toda equipe está de muitíssimo parabéns. Foi uma tarde muitíssimo divertida, onde pudemos rir a todo instante. Talvez se não fossem alguns atrasos de força e responsabilidade maior que a nossa, pudéssemos filmar o dobro de planos extras, ou então voltar meia hora antes do previsto, se não mais.

Mas estamos todos satisfeitos por termos passado por mais essa aventura cotidiana que é o nosso curso de cinema.

2 comentários:

prux, f. r. disse...

Parabéns pelo excelente rendimento na diária!
Fiquei muito curioso com as tomadas em meio à chuva!

Abração

The Eldar disse...

quero ver o curta, ein?
e as fotos ficaram bem boas xD